» »Unlabelled » ORIGEM DOS FESTEJOS JUNINOS EM UAUÁ

POR ADAILTON LOPES
 
A Festa de São João de Uauá, teve o seu inicio com a construção da Igreja Matriz, que foi construída com a adoção de São João como padroeiro do município. As festas antes realizadas na igrejinha de Senhor do Bonfim como os leilões, passaram a serem realizados na frente da nova igreja, assim começou os festejos de São João em Uauá.
Com o passar do tempo à festa cresceu, adquirido suas próprias
características como as tradicionais Alvoradas, Passeatas e Entrega de Ramos, que começaram por volta de 1945, com Auto Barbosa, Seu Anísio, Chico Doropé, Manoel de Senhora, Jonas Cabaça e entre outros.
O São João como conhecemos hoje, com a festa na praça começou, com Veinho, que fazia o forró nos clubes até 1977, foi quando em uma noite de São João, saiu do clube e levou o povo para a praça tocando até o sol raiar em um palco que ficava colado nos fundos da Igreja.
O ápice do São João de Uauá aconteceu por volta da decada de 80 em 1990, o ex-prefeito José Borges Ribeiro, construiu a concha acústica de Uauá, uma obra grandiosa para a época, palco esse onde já passaram grandes astros da música nordestina como: O Trio nordestino, Alcimar Monteiro, Osvaldinho, Amelinha, Adelmario Coelho, Targino Gondim, Genival Lacerda, Jorge de Altino e muitos outros que encantaram, e continuam encantando o São João de Uauá.
Alvorada
nascer do sol é o nome que se dá ao momento em que o Sol aparece no horizonte.. Em Uauá na Bahia é um momento de alegria, que acontece algumas vezes durante o ano em ocasiões especiais, principalmente nos festejos de São João, o povo invade as ruas na madrugada durante os 10 dias de festa, cantado músicas, em louvor ao padroeiro da cidade, São João Batista, e resgatando suas tradições.

ASCOM:RCLSFM87.9
(74)3673-1540/(74)9965-8816

Postador Robério Gomes

Adailton Santana. Locutor, radialista e blogueiro.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta